Onda net

Publicado em 28/11/2018 20h28

Primeiro Festival de Cultura Popular do IFPB de Sta Luzia na próxima sexta, 30


O I Festival de Cultura Popular do IFPB – Edição Santa Luzia visa a valorização das raízes culturais e artes ameaçadas de extinção pelo esquecimento, tornando-se um espaço para a oferta das seguintes modalidades de ações: Oficinas; Feira e Exposição; Apresentações Artístico-Culturais e Concurso de Violeiros, desenvolvidas pelos artistas populares da região, a fim de criar um espaço de integração entre servidores e estudantes do IFPB e parceiros sociais, a partir da valorização da arte e da cultura popular.
 
O evento terá periodicidade anual, com realização itinerante, permitindo que os 07 (sete) campi fundadores possam, preferencialmente, sediar as sete primeiras edições. A primeira edição deste Festival acontecerá no dia 30 de novembro de 2019, na cidade de Santa Luzia.
 
A propositura de candidatura de sede das próximas edições desse festival, poderão ser feitas pelos 21 campi do IFPB, em seus respectivos municípios, após os campi fundadores sediarem as primeiras sete edições. Desse modo, ficou estabelecido que a cidade de Santa Luzia será a sede pioneira deste Festival em 2018 e a cidade de Princesa Isabel sediará a segunda edição em 2019. 
 
O I Festival de Cultura Popular do IFPB – Edição Santa Luzia contemplará quatro modalidades de atividades: Oficinas; Feira e Exposição; Apresentações Culturais e Concurso de Violeiros.
 
1. Oficinas  
 
        As oficinas terão como foco o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas a apropriação, resgate e valorização da cultura local, desenvolvidas por artistas de notório saber da região com o objetivo de gerar, ao final de cada uma, material artístico, construído durante esta imersão, que serão expostos durante o Festival, simultaneamente e no mesmo local (Parque do Forró em Santa Luzia - PB) de realização das modalidades Feira e Exposição e Concurso de Violeiros
 
         Serão realizadas no total 6 (seis) oficinas, no dia 30 de novembro de 2018, no turno da manhã, com início às 08:00 e termino às 12:00, totalizando carga horária de 4 horas, na Escola Municipal Jovino Machado da Nóbrega, localizado na Rua Deputado Jader Medeiros S/N, Centro – Santa Luzia/PB. 
 
As oficinas foram nomeadas em homenagem a artistas locais, definidas previamente em reunião de planejamento, seguindo as temáticas.
 
2.Feira e Exposição
 
        A Feira e Exposição acontecerá no Parque do Forró, localizado na Praça Alcindo Leite - Centro de Santa Luzia/PB, e terá como foco a comercialização e a apresentação visual de produtos oriundos da agricultura familiar e artesanato local, bem como a exposição dos materiais produzidos nas oficinas do Festival, com o intuito de divulgar, valorizar, motivar e fortalecer o crescimento econômico da produção da região. Serão abertas ao público em geral que deverá assinar ata de visita na entrada para controle e avaliação do Festival.
 
 
 
3. Apresentações Artístico-Culturais
 
As Apresentações Culturais acontecerão no Parque do Forró, localizado na Praça Alcindo Leite - Centro de Santa Luzia/PB, e terão como objetivo expor e potencializar a diversidade cultural local e regional, ao fornecer um espaço público para demonstração dos trabalhos artísticos de grupos locais, convidados pelas comissões deste Festival.
 
 
 
4. Concurso de Violeiros
 
O Concurso de Violeiros é um evento de música popular que objetiva potencializar a arte criativa e tradicional dos violeiros da Paraíba, ao possibilitar uma premiação e divulgação dos trabalhos desenvolvidos por estes artistas populares durante o Festival.

 


TAGS
    Nenhum resultado encontrado.


COMENTÁRIOS
Bookmark and Share