Onda net

Publicado em 07/02/2019 19h13

Em Patos, açude do Jatobá atinge volume morto


O açude Jatobá localizado no município de Patos, no Sertão da Paraíba, encerrou o mês de janeiro com o volume de água em 0,96%. O manancial tem capacidade de armazenamento para 17,5 milhões de metros cúbicos de água, no entanto, acumula apenas 168 mil m³ de água, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
 
A situação do baixo volume de água no reservatório é registrada desde janeiro de 2012 em consequência da falta de chuvas regulares na região. O açude Jatobá é utilizado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) como fonte de distribuição e abastecimento de água para população de Patos. "Apesar de ter atingido o volume morto, o Jatobá continua como um complemento para o abastecimento da cidade de Patos. Estamos com uma bomba flutuante desde o ano passado captando água ainda", informou Juracy Barbalho, assessor de imprensa da Cagepa.
 
Outros reservatórios
 
Além do açude Jatobá e o sistema adutor de Coremas, a cidade de Patos conta com outros dois mananciais de apoio; barragem da Farinha, que atualmente acumula 5,9 milhões de m³ de água, o equivalente a 23% de sua capacidade máxima e a barragem de Capoeira, localizada na área rural do município de Santa Terezinha. Atualmente, o reservatório tem 2,2 milhões de m³ de água, menos de 5% de toda capacidade hídrica.
 
maispatos


TAGS
    Nenhum resultado encontrado.


COMENTÁRIOS
Bookmark and Share